Fórum de Electrónica - projectos, cursos, tutoriais, compra e venda, etc. em electrónica
Este fórum migrou para aqui. Se quiser visitar o novo fórum, deverá clicar nesta frase.

Para serviços neste fórum use os botões em baixo.
Últimos assuntos
» Ajuda para mesa de mistura BEHRINGER Eurorack 2442Fx-Pro
Seg 27 Abr 2015 - 13:24 por Jose Manuel Borges

» Microchip MPLAB IDE - PIC16F84A
Sex 8 Ago 2014 - 19:29 por Electromonkeys

» Ajuda sobre curso de electronica
Seg 4 Ago 2014 - 13:57 por Nunes Pereira

» Procuro: Programdores em C, elaborar circuitos electrónicos. Trabalho remunerado
Qua 11 Jun 2014 - 14:07 por ricardo costa1986

» PORTA NOT
Dom 2 Mar 2014 - 13:40 por yoda

» Ajuda com Monitor Philips190tws
Qui 28 Nov 2013 - 1:28 por kagareu

» Estação de Retrabalho não derrete a solda
Sab 12 Out 2013 - 17:10 por itacipri

» Plataforma para cálculo de tempo de voo
Sab 27 Jul 2013 - 4:06 por diogofsousa92

» Prestação serviços projeto eletronica""
Sex 26 Jul 2013 - 15:24 por Mega_Migas

» l7812cv
Seg 15 Jul 2013 - 13:06 por boleiro

Quem está conectado
3 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 3 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 66 em Qui 6 Jan 2011 - 0:00
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Som BIP com 2 x 555

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Som BIP com 2 x 555

Mensagem  joseflor em Dom 7 Dez 2008 - 10:43

Índice do curso aqui
Votação sobre "Curso de Electrónica – por José Flor"

Prezados colégas,
Fiz essa montagem com o 555 para produzir um som BIP da seguinte forma: BIP, PAUSA, BIP, PAUSA, etc.

Ainda não determinei o tempo porque tenho que testar de ouvido. Em principio dever bipar de 500ms em 500ms durante 4 segundos.
Do geito que está nessa imagem, o som está perfeito, é essa a frequência que eu quero. A situação aqui é como eu vou ligar deslizar para fazer o BIP. Irei ter que fazer outra montagem com o 555 para comandar este ultimo e assim obter o resultado final pretendido?
José Flor

-----------------------------
Boas a todos,
Venho informar a seguinte montagem relacionada com o tema deste assunto. Estive a experimentar fazer o dito BIP com o uso de dois 555 que ficou da seguinte forma.
Ambos os 555 funcionam como astavel. O primeiro 555 funciona com duty cicle superior a 50% o segundo funciona com duty cycle de 50%. Para quem não entender o que é duty cycle. Duty cycle é o tempo que o 555 produz um sinal de saída (está ligado) como pode ver na imagem 2.
Na segunda imagem podem ver a montagem numa placa de matriz. Se quiserem pode ver o filme (tamanho 3,39MB). A terceira imagem mostra a as ondas na saída do pino 3 e do pino 2 do segundo 555. De notar que pela imagem podem ver que a onda quadrada da saída do pino 3 do segundo 555 não é de duty cycle de 50% como falei em cima. A frequência do som também não é de 5,8KHz como previsto pelos cálculos. A razão disso é que eu me enganei e liguei as resistências que vão aos pinos 6 e 7 igual ao do primeiro 555. Dessa forma esse grande desfazamento. Mas ficam aqui as imagens com o intuito de mostrar como o sinal é á saída do 555 pino 3. A onda dente de serra é a do pino 2 do segundo 555. De referenciar que a frequência de saída dessa imagem do osciloscópio (imagem 3) é de cerca de 9,8KHz. Se ouvirem o som, ele não é o verdadeiro som produzido pela montagem que eu fiz. A razão disso é que eu tinha ligado (ver imagem 2) as duas pontas de prova do osciloscópio. Quando eu tirei as pontas de provas , o som era mais nítido.
Podem alterar os valores dos condensadores e das resistência de acordo com as suas necessidades ou até mesmo usar pots e trimers para regularem o som de acordo.
Futuramente irei fazer uma aula didático com o 555 e colocar no meu curso de electrónica.
Qualquer duvida, isto é um fórum, é só postar.
Abraços a todos.
José Flor

Imagem 1
Donwload tamanho original

Imagem 2

Imagem 3

Vídeo som beep com 2 x 555

Loja EBR (Eletrônica BRasil)
Fórum oficial de electrónica de José Flor - OzFlor
joseflor