Fórum de Electrónica - projectos, cursos, tutoriais, compra e venda, etc. em electrónica
Este fórum migrou para aqui. Se quiser visitar o novo fórum, deverá clicar nesta frase.

Para serviços neste fórum use os botões em baixo.
Últimos assuntos
» Ajuda para mesa de mistura BEHRINGER Eurorack 2442Fx-Pro
Seg 27 Abr 2015 - 13:24 por Jose Manuel Borges

» Microchip MPLAB IDE - PIC16F84A
Sex 8 Ago 2014 - 19:29 por Electromonkeys

» Ajuda sobre curso de electronica
Seg 4 Ago 2014 - 13:57 por Nunes Pereira

» Procuro: Programdores em C, elaborar circuitos electrónicos. Trabalho remunerado
Qua 11 Jun 2014 - 14:07 por ricardo costa1986

» PORTA NOT
Dom 2 Mar 2014 - 13:40 por yoda

» Ajuda com Monitor Philips190tws
Qui 28 Nov 2013 - 1:28 por kagareu

» Estação de Retrabalho não derrete a solda
Sab 12 Out 2013 - 17:10 por itacipri

» Plataforma para cálculo de tempo de voo
Sab 27 Jul 2013 - 4:06 por diogofsousa92

» Prestação serviços projeto eletronica""
Sex 26 Jul 2013 - 15:24 por Mega_Migas

» l7812cv
Seg 15 Jul 2013 - 13:06 por boleiro

Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 66 em Qui 6 Jan 2011 - 0:00
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

SR Flip-Flop com NOR gate (74LS02) - Mail box indicator

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SR Flip-Flop com NOR gate (74LS02) - Mail box indicator

Mensagem  joseflor em Ter 21 Abr 2009 - 12:02

Mail box indicator

O fórum ainda só tem 49 usuários, por isso não é muito frequentado. Dessa forma deverei demorar a obter ajuda nesta questão. Mas não tem problema, pois este projecto é lá mais para a frente.

Gostaria de montar esse projecto. Já tenho o módulo fotovoltaico e respectivo carregador. Vou usar uma memória de 1 bit, dessa forma montei o esquema 1 da foto em anexo que é um SR Flip-Flop com NOR gate. Não foi isso que eu projectei, mas foi dessa forma que ele funcionou. O esquema que eu desenhei foi esse do esquema 3 (somente desenhei o Reset para simplificação.
O que acham que deve estar errado nisso tudo? A forma correcta seria essa mesmo do esquema 3 não é?

Outra questão vou usar 2xAA o que dá 2,4V. Alguém me sugere que 7402 poderei usar? Já pesquisei este aqui SN74AUC02 nesse datasheet na página 2 informa que VCC recomendável é de 0,8 a 2,7. Só não tenho a certeza se é isso ai. Ai a minha duvida se ele vai mesmo funcionar com os meus 2,4V.

Mais uma questão. Na montagem teste do esquema 1 ele deu-me 2,76mA com o LED desligado. A questão é que eu necessito de micro Ampéres, visto estar a usar célula fotovoltaica. Se o consumo for alto, a certas horas do dia e certos dias não terei carga nas pilhar para que funcione.

Para tirar as vossas curiosidades, isso vai ser usado para indicador de caixa de correio. Quando detecta que tem correio ou algo, ele aciona um botão que desfaz contacto depois que a carta entra na caixa activando um lógico 1 no flip-flop.

Gratos desde já

Última edição por joseflor em Dom 3 Maio 2009 - 11:25, editado 1 vez(es)
joseflor
Nível 3
Nível 3

Pontos : 3476
Reputação : 7

Ver perfil do usuário http://www.ozflor.com/eletrokit/

7402: NOR Gate para Vcc 2,4V

Mensagem  joseflor em Dom 3 Maio 2009 - 11:22

Continuado com o assunto de cima.

Estou sucatando uns painéis solares com carregador e duas células de 1,2V.

Com esse negócio a 2,4V pretendo accionar uma memória de um bit com o 7402. Só não estou achando qual NOR gate opera a 2,4V. Achei na TI de fabrico militar. Fica-me muito caro encomendar só 1 ou 2 chips (FedEx custa mais de US$19.00 foi quanto paguei da ultima compra há National)
Alguém mais conhece algum NOR gate de venda nas lojas para Vcc a 2,4V? Não quero usar DC to DC converter porque quero a montagem simples e compacta e barata. Ou existe alguma outra solução ou mesmo com outros componentes para montar a memória sem ser com o NOR?
Grato desde já.
joseflor
Nível 3
Nível 3

Re: SR Flip-Flop com NOR gate (74LS02) - Mail box indicator

Mensagem  joseflor em Qua 20 Maio 2009 - 16:21

Este projecto está a dar dor de cabeça. Acabei por não achar o NOR para tensão baixa. Uso o normal para 5V. Para isso estou a usar 4xAA de 1,2V cada. O problema é que a célula foto-voltaica dá no máximo 4,1V e 16mA. A montagem fica com consumo não pretendido de certa forma alto e parece-me que não vai dar dessa forma. Outro ponto é que projectei no papel com pull-up e pull-down e não funcionou no simulador. No protoboard não funcionou de acordo com o simulador. Na montagem final não funcionou como no protoboard. Resumindo, a montagem sofrei quatro modificações. Acredito que o problema maior está nos gates não usado que eu deveria ter ligado a Vcc e não liguei. Ainda não coloquei o produto final na caixa do correio para testar. Somente colei a célula foto voltaica na parede junto á caixa em local de pouca luz solar. A chuva está a atrasar e secagem do mesmo e a impedir eu terminar de colocar o resto.
joseflor
Nível 3
Nível 3

Re: SR Flip-Flop com NOR gate (74LS02) - Mail box indicator

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: